quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Investigando e estudando os insetos Pré II

Essa atividade surgiu por interesses dos pequenos que encontraram um escaravelho (besouro) na escola e depois em seguida, encontraram um lindo gafanhoto.

À partir da curiosidade das crianças, do espanto de algo novo, fizemos as atividades.

Imagem da Internet.

Explorei as semelhanças e diferenças entre o escaravelho e o rinoceronte, por exemplo. Trabalhamos as características do animal, seu habitat, ele ainda estava vivo...Eles tocaram o animal, aprenderam a não ter medo, a cuidar dele e quando o soltamos na natureza, outra criança que não fazia parte do nosso grupo, matou o bichinho. Para amenizar a frustração dos meus alunos, expliquei que o animal parecia assustador por ter chifres e tudo, e que a outra criança não sabia de tudo que estávamos estudando sobre ele.

Utilizei de vídeos no meu computador para demonstrar o besouro igual ao nosso encontrado, visto que eu não tinha tirado foto e nem filmado, e também apresentei o vídeo do Rinoceronte em seu habitat natural com suas característica próprias. E assistimos juntos o nosso vídeo, o nosso gafanhoto, a investigação no jardim, a soltura dos animais e a confecção do nosso mural.

Não é impressionante o tamanho do gafanhoto que eles acharam?

Então começamos a atividade de investigação no nosso jardim...Eles ficaram afoitos, fomos ao jardim, ao pátio onde ficam nosso parquinho e estimulei que procurassem os animais novos...

Colocamos em sacos plásticos e voltamos para nossa sala de aula. Coletamos, uma borboleta, duas joaninhas, uma formiga, uma borboleta e um percevejo. Meu objetivo era colocarmos os animais classificados e espetados no mural.

Entretanto, quando disse isso as crianças, alguns lamentaram que o bichinho teria que morrer, outros queriam a morte dos bichinhos. Fiz então uma votação e a maioria queria ver a MORTE, bem, como não é urna eletrônica nem nada, fiz uma manipulação dos votos...rs...Não podia frustrar aqueles que queriam preservar a vida dos bichinhos.

Resolvemos então voltar a campo e soltar os animais em seu ambiente, na natureza. Foi uma disputa de quem soltava quem. Por fim, vi que tinha um aluno chorando porquê não havia soltado nenhum bichinho. Restava um só.

Eu o chamei a participar da soltura deste, que era um percevejo. Bem, ao abrir o saco plástico e o animal, claro, exalar seu cheiro peculiar, todos que estavam ao redor do saco, tamparam o nariz e correram. O aluno que estava chorando não quis mais ajudar no processo...rs

Expliquei que aquela era uma defesa do animal para se proteger e este aluno muito inteligente rapidamente fez a ponte e me disse que era igual ao Gambá.

Voltamos finalmente para sala de aula, para concluirmos nosso trabalho, fizemos o mural coletivo, onde eles escreveram o nome do trabalho (Bichinhos de Nosso Jardim), com colagens de insetos de um papel de presente e no final coloquei um tubo de ensaio, com animais que encontramos já mortos pela escola (uma barata, um gafanhotozinho e uma abelha).

Aqui estão algumas fotos do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário